A quem se destina?
A terapia com Florais de Bach é vibracional, está portanto na mesma categoria terapêutica da Cromoterapia e do Reiki. Sendo desta forma uma terapia energética, onde as energias contidas nas plantas interagem com as nossas energias e fazem a transmutação dos problemas, de forma sutil, gradativa, porém profunda.
Para se entender o mecanismo desta técnica terapêutica, faz-se necessário compreender o ser humano não apenas como um ser físico, mas alguém dotado de campos sutis, como a aura, os chacras, enfim, de energias variadas as quais somos potencialmente grandes condutores.
Podemos afirmar que as energias dos Florais são como anticorpos energéticos, que nos fortalecem contra o vírus das energias negativas que acabamos por acumular durante nossa existência. Assim, o entendimento mais didático possível sobre esta técnica pode ser resumido nesta frase: “Não é a estrutura química das plantas que nos transforma, mas sim a energia contida nelas”.
Os primeiros florais a serem sintonizados foram os Florais de Bach, que foram descobertos pelo Dr. Edward Bach, que era um médico bacteriologista muito conceituado em seu país a Inglaterra.
Os Florais de Bach são divididos nas seguintes categorias: Florais contra os medos, Florais contra a solidão, Florais contra a indecisão, Florais contra as influências externas, Florais contra o desespero ou o desânimo, Florais contra a apatia e desinteresse nas circunstâncias atuais, florais contra o excesso de preocupação com o bem estar dos outros.
Florais contra os medos: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen e Red Chestnut.
Florais contra a solidão: Water Violet,Impatiens, Heather.
Florais contra a indecisão: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbean, Wild Oat.
Florais contra as inuências externas: Agrimony, Centaury, Walnut, Holly.
Florais contra o desepero ou o desânimo: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut,Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple.
Florais contra a apatia e desinteresse nas circunstâncias atuais: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud.
Florais contra o excesso de preocupação com o bem estar dos outros: Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water.
Fonte: Apostila “Terapia Com Florais de Bach”-Rogelio Raquel. Material registrado na Fundação Biblioteca Nacional, estando, portanto, protegido pela lei do direito autoral.