Cromoterapia

         

A cromoterapia é a técnica na qual utilizamos a energia das cores para harmonizar, reequilibrar ou energizar os chacras, a aura, os ambientes, as pessoas, animais e plantas.  A ligação entre esta importante modalidade terapêutica e a Psicoterapia holística é muito estreita. Pois a vibração das cores em suas mais variadas tonalidades interfere diretamente na saúde física e mental das pessoas, podendo interferir em seus sentimentos e emoções. Portanto não é exagero afirmar que as cores podem moldar nossos comportamentos e influenciar profundamente nossas vidas.

 

 

 

 

   

 

As Cores e Suas Influencias 

 

 

Vermelho

     É a cor mais densa. Está associada à energia, vitalidade e à saúde. Revigora, estimula o corpo e a formação de hemoglobina e ainda melhora a circulação sanguínea.Esta cor está intimamente ligada ao “Chacra Básico”. Portanto sua aplicação torna-se fundamental para reequilibrar este centro energético e seus distúrbios. Nos ambientes por ser uma cor extremamente vibrante e carregada energeticamente poderá provocar nervosismo e excitação quando usada em excesso. Portanto procure usá-la com moderação.

      

Laranja

     Cor ligada à alegria, prazer e jovialidade. Estimula a sexualidade, leva-nos a assimilar novas idéias e a aliviar das repressões sofridas. Liberta-nos dos sentimentos de culpa. Aumenta o otimismo.

    Nos ambientes poderá ser usada com moderação no quarto, pintando apenas uma das paredes para estimular a sexualidade. Mas lembrem-se, em excesso nos ambientes poderá provocar rebeldia e muita conversação.

    

 

Amarelo

     Cor associada à felicidade, sabedoria e intelecto. Atua diretamente no mental e nas conseqüências físicas que a própria mente influencia. Traz ânimo, inspiração, autocontrole e estimula o raciocínio. Atrai a atenção. Não a recomendamos para quem deseja ficar ou estar só.

     Nos ambientes traz claridade e luz, estimulando a comunicação e melhora as atividades mentais, por isso poderá ser usada nos escritórios ou salas de estudos. Também é indicada para cozinhas ou sala de jantar, pois estimula o apetite. Mas lembre-se, esta cor em excesso pode nos trazer pensamentos desencontrados ou um exagero de pensamentos acelerados. Desta forma devemos moderar sua aplicação.

    

Verde

     É a cor dos sentimentos nobres. Ajuda a trazer paz a quem sofre por amor ou pela perda de um ente querido. Traz força interior, esperança, vontade de viver e paciência. Aumenta a autoconfiança e a perseverança.

    Nos ambientes deve ser usada nos banheiros para trazer uma elevação energética a este local. Também poderá ser aplicado em lugares com pessoas doentes, pois é uma ótima cor para a saúde. 

     

 

Azul-claro

     Cor que estimula a comunicação. Traz-nos calma e serenidade e também é desestressante, Relaxante e calmante. Reduz o egoísmo e traz a harmonia. Provoca-nos clareza mental.  É muito boa para a meditação.

     Nos ambientes poderá ser usada em quartos de dormir, pois estimula o sono tranquilizador. Por isso evita-se o azul em ambientes de estudo e trabalho por trazer uma paz e calma tranquilizadoras, tirando a atenção e a concentração. Uma escola, por exemplo, jamais deverá ter suas salas de aulas pintadas internamente de azuis.

    

Índigo(Azul Escuro)

     Cor associada à psique, ao pensamento e as conseqüências provocadas por eles. Ajuda no controle dos pensamentos indesejáveis, nas neuroses e depressões. Tranquiliza o sistema nervoso. É estimulante dos sentidos, permite que os demais se aproximem, traz-nos tranqüilidade e serenidade. Ajuda nos casos de insônia, e pesadelos constantes.

     Nos ambientes é indicada em quartos de dormir em combinação com outras cores mais claras, pode-se pintar apenas uma das paredes com esta cor. Consultórios de psicoterapia seria um local ideal para se usar o índigo em equilíbrio com tons mais claros.

    

Violeta

     É a cor com o maior grau de vibração, sendo a menos densa de todas elas. Relaciona-se com a espiritualidade e os dons mais elevados que possuímos. Está intimamente ligada à paranormalidade e a sensibilidade

espiritual. Protege-nos contra energias negativas e potencializa nossas capacidades sensitivas. É uma vibração energética tão poderosa que atua sobre o corpo mais elevado do homem. É a nossa ligação com o universo cósmico.

     Nos ambientes poderá ser usada em locais de meditação e oração. Nos quartos de dormir pode-se pintar uma das paredes de violeta, trazendo assim muita proteção durante o sono.

 

 

 

Fonte: Apostila "Psicoterapia Holística"-Rogelio Raquel. Material registrado na Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura,estando portanto protegido pela lei do direito autoral.

Newsletter

Receba as novidades por email se inscrevendo na nossa newsletter informando seu email abaixo.

Fale Conosco

Entre em contato conosco pelo telefone ou e-mail

  • Fone: (43) 3347-1710

Conecte-se Conosco

Estamos também nas redes sociais, siga-nos e entre em contato.