Dicionário de Parapsicologia

 

Auto-sugestão:  É quando por auto-condicionamento, uma pessoa torna-se capaz de produzir modificações biológicas em si mesma. A auto-sugestão nada mais é do que a mente agindo sobre o corpo físico, assim como todos os fenômenos psicofísicos. 

Brincadeira do copo: esta “brincadeira” consiste em colocar pequenos pedaços de papel em círculo, contento o alfabeto, números de zero a nove e palavras como: sim, não e talvez; sobre uma mesa de superfície lisa. Colocando no centro deste círculo um copo, geralmente de vidro, destes comuns, americanos. Depois de preparada a mesa, os praticantes começam a rezar, com o intuito de evocarem um espírito, para que ele, movimentando o copo, possa responder às indagações dos participantes. O perigo nesta “brincadeira” que na verdade não tem nada de divertido, é que muitas pessoas acabam entrando nesta aura de mistério que envolve este processo, e ficam extremamente suscetíveis às respostas dadas pelo copo. Afirmamos que é o tipo de jogo ou ‘brincadeira” que não se deve fazer, pois pode trazer conseqüências desastrosas . 

Bioeletrografia: Olhando pela luz da ciência, podemos afirmar que existe sim, com toda certeza, uma energia que recobre a todos os seres vivos. Chamada por místicos e esotéricos de AURA, essa vibração energética, na verdade é nada mais nada menos que um campo magnético produzido por átomos, que é constituído de prótons (cargas elétricas positivas) e elétrons (cargas elétricas negativas). Bem como também podemos afirmar que esta variação energética (Aura), é a captação de processos bioquímicos e biológicos. Portanto chegamos à conclusão que qualquer distúrbio nos padrões químicos e físicos poderá ser detectado pela foto Kirlian. 

Clariaudiência: fenômeno paranormal que consiste em ouvir vozes misteriosas, muitas vezes chamadas de vozes do além.

Consciente: parte da mente relacionada à razão, onde os cinco sentidos estão aflorados. O consciente deduz, sintetiza, analisa, questiona toda informação captada por ele e envia tudo ao subconsciente e posteriormente o subconsciente reenvia esta percepção ao inconsciente de onde não será mais esquecida.

Clarividência: O significado da palavra por si só já define com exatidão o que ela representa. Clarividência quer dizer “ver com clareza”. Na clarividência, o sensitivo capta informações externas, podendo ser um fato, uma cena ou acontecimento, que pode ocorrer através de uma visão ou um pressentimento.

Cumberlandismo: adivinhação pelo contato do paranormal com a outra pessoa. O paranormal tocando nas mãos ou qualquer outra parte do corpo de uma outra pessoa consegue captar as informações de seu inconsciente mais profundo. O nome vem como homenagem ao descobridor desta técnica "Cumberland"

Ectoplasmia: é a exteriorização do poder mental através de uma substância gelatinosa(ectoplasma), formando inclusive figuras ou partes do corpo.

Estigmas: os estigmas são casos clássicos de dermografia, onde a pessoa produz em seu próprio corpo feridas abertas, imitando os ferimentos de Cristo, seguindo o padrão dos cinco pontos das feridas de Jesus.

Fantasmogênese: através da ectoplasmia, é formado um ser inteiro, seja de pessoa, animal ou outro ser.

Faquirismo: é a capacidade de controlar o corpo através da mente humana. Alguns faquires apresentam situações que parecem fora do comum, mas na verdade desenvolveram uma capacidade mental acima da média. 

Fenomenologia: é o conjunto dos fenômenos parapsicológicos.

Fenômenos de efeitos físicos: fenômenos externos ao corpo, visíveis, observáveis. É a ação da mente sobre o exterior do agente.

Fenômenos mistos: também chamados de psicofísicos. É a ação da mente sobre o próprio corpo do agente.

Fenômenos psíquicos: são internos, mente impressionada pelos sentidos, exemplo: telepatia, clarividência, etc.

Fogos de Santelmo: Não tem nada de sobrenatural. Na verdade é um evento causado pela eletricidade das tempestades. É uma chama azulada que aparece em mastros de navios durante chuvas fortes.

Fotogênese: é o fenômeno paranormal onde o agente é capaz de produzir luzes. Podem ser luzes que piscam ou luminescências parecidas com a dos vaga-lumes.

Grafologia: estudo feito através da escrita da pessoa: letra, riscos, forma, inclinação, força , podendo constatar tendências de caráter ou aspectos psicológicos.

Hetero-Sugestão: é a sugestão causada por outro indivíduo, produzindo na pessoa sugestionável transformações desagradáveis.

Hiperestesia: é o aflorar dos sentidos de forma profunda e inconsciente, percebidos através de estímulos mínimos.

Hipnose: estado alterado de consciência. Onde a pessoa poderá entrar em nível alfa ou theta de relaxamento mental, onde o consciente fica em segundo plano, aflorando o inconsciente, aumentando desta forma o potencial dos fenômenos mentais.

Inconsciente: é uma das partes da mente humana. É o campo mental que aceita qualquer informação como verdadeira, sendo escravo de nossas ações e idéias. É o baú de nossas lembranças e memória. Pode ser moldado, bastando para tal que se insira nele a nova mensagem que se deseja incutir.

Incorrupção: é fenômeno de conservação depois da morte de partes do corpo humano ou até mesmo órgãos do corpo como: braço, língua, sangue, vísceras, etc.

Insensibilidade: é a capacidade mental de dominar a dor, seja em cirurgias, incisões, agulhas ou cortes, inclusive não apresentando sangramento.

Levitação: é a capacidade paranormal de elevar ou suspender o corpo humano do chão usando apenas o poder mental.

Mancias: nome genérico das técnicas de adivinhação.

Materialização: fenômeno paranormal, onde através do ectoplasma é formado um corpo completo, chamado inclusive de fantasma.

Mensagens Subliminares: mensagens subliminares são aquelas que atingem diretamente o inconsciente sem passar pelo filtro do consciente. Vamos explicar de uma forma mais didática. Se você observa uma gravura, e nela vê uma linda paisagem, mas não percebe que escondida na obra há um desenho erótico, que é formado pelo próprio efeito do jogo de cores e enquadramentos. Você foi atingido por este desenho subliminar. Existem milhares de exemplos acerca de mensagens subliminares. Os casos mais comuns acontecem no cinema, na televisão, nas músicas, nas propagandas, etc.

Moldagem: é o ato de captar através de parafina as formas e figuras produzidas pelo ectoplasma.

Necromancia: é o fenômeno de produzir a aparição de um morto para que ele revele situações do futuro. 

Osmogênese: fenômeno paranormal de produção de cheiros agradáveis ou desagradáveis.

OVNIS: também chamados de UFOS: objetos voadores não identificados, podem ser supostas naves espaciais.

Pantomnésia: memória profunda do inconsciente. Arquivo de todas a atividades psíquicas normais, extranormais e paranormais.

Paracinesia: Ato involuntário de movimentar objetos conscientemente através do contato.

Parapsicologia: parapsicologia, palavra formada por três radicais gregos:(para+ psyché+ logos) , é a junção da palavra psicologia(psyché+logos) que significa: ( estudo da mente e dos comportamentos humanos), mais o prefixo “para”que quer dizer “à margem de”, “ao lado de”. Ou seja, Parapsicologia é o estudo e pesquisa dos comportamentos ou fenômenos humanos já conhecidos e pesquisados  à margem da psicologia, à parte da psicologia, porém que utiliza alguns conhecimentos desta ciência. Portanto, podemos afirmar que a Parapsicologia é a ciência que estuda as faculdades mentais que ainda não foram incorporadas pela psicologia, sendo neste caso um ramo distinto da psicologia tradicional.

Pirogênese: É o fenômeno de transformação de uma intensa energia corporal (telergia), onde se produz um calor muito forte, sendo exteriorizada pelo fogo. A palavra vem do grego(piros=fogo e gênesis=produção).

Precognição: fenômeno paranormal que consiste em antecipar acontecimentos do futuro, seja através de sonhos, visões ou premonições. 

Psi-Gamma: os fenômenos Psi-gamma(mente impressionada pelos sentidos) são aqueles de efeitos exclusivos da mente. São os chamados fenômenos inconscientes subjetivos e paranormais, os quais destacamos os seguintes: précognição, retrocognição, cumberlandismo, xenoglossia, visão dermo-ótica, telemetria, autoscopia, heteroscopia, telepatia, clarividência e criptoscopia.

Psi-Kapa:  os fenômenos Psi-kappa: também considerados paranormais, são os de efeitos físicos, onde a mente tem influência sobre a matéria, podemos citar: fotogênese, termogênese, osmogênese, ectoplasmia, telergia, psicofonia, aporte, levitação, bilocação,  pirogênese, telecinese, etc.

Pneumografia: impressões, escrita ou desenhos formados através da telergia, ectoplasma impressos em papel ou outros objetos.

Poltergeist: A palavra Poltergeist vem do alemão e significa (espírito brincalhão). Na maioria das vezes este fenômeno é produzido pela mente dos paranormais, geralmente uma criança ou adolescente, que mesmo sem saber, acabam aflorando suas capacidades mediúnicas e passam a produzir fenômenos que acabam por assustar as pessoas que não conhecem o assunto. Nos casos de Poltergeist, é comum o deslocamento de objetos e móveis (telecinese), quebra de vidros, luzes que acendem e apagam, portas e janelas que abrem e fecham sem nenhuma corrente de ar, tiptologia, e muitos outros acontecimentos aparentemente inexplicáveis.

Pseudoprecognições: são as falsas precognições, adivinhações feitas por observação, ou sugestão, são fraudes, onde a astúcia do falso vidente convence ser verdade a previsão proferida.

Psicanálise: técnica terapêutica, focada na interpretação do ser e trata dos distúrbios psíquicos.

Pscicobulia: desejo exagerado de comunicação com alguém que se gosta muito em momentos de risco de morte ou fatos de emotividades semelhantes.

Psicofonia: É a capacidade paranormal de ouvir: sons, vozes, músicas, sem causas de origens normais. Destes, o fenômeno mais comum e conhecido é a Clariaudiência, que consiste em ouvir vozes misteriosas, muitas vezes chamadas de vozes do além.

Psicografia: ato de captação através da escrita de mensagens de pessoas já falecidas.

Psicometria: é a adivinhação através do toque em algum objeto relacionada à pessoa a quem se quer verificar.

Radiestesia: técnica de captação de vibrações energéticas, pode-se usar alguns aparelhos para a percepção energética, tais como: o pêndulo, o dual Rod, o aurameter, a varinha na procura de veios de água, etc. 

Receptor-agente: é a relação vibracional entre receptor e agente na fenomenologia parapsicológica.

Regressão de Memória: a regressão de memória é uma técnica terapêutica de livre exercício, que utilizando de diversos tipos de recursos, induz o consulente a estados profundos de autoconsciência, trazendo à tona insights (lembranças) da infância, adolescência, juventude, fase adulta e até a vida intra-uterina. Também pode levar ao aflorar de recordações traumáticas, emoções conflitantes e reprimidas. Desperta a intuição e a sabedoria interior, orientando o cliente ao caminho das decisões corretas, bem como nas resoluções de seus problemas.

Retrocognição: Conhecimento direto do passado. Não se trata de regressão de memória pura e simples. Pois na regressão o próprio consulente revive fatos e cenas de seu passado. Já na retrocognição, o paranormal percebe, revive ou vivencia cenas, fatos e acontecimentos que aconteceram com pessoas que não conhece ou com lugares onde nunca esteve antes.

Reencarnação: estudo filosófico e doutrinário que traz o ensinamento da alma como um elemento infinito e imortal, onde este espírito tem a possibilidade de voltar para novas experiências em corpos diferentes para novas vidas, afim de ter a possibilidade de crescer, transmutar e transcender, buscando a evolução e a perfeição.

Sansonismo: É o manifestar de uma força muscular fora do comum.

Simbolização: manifestação do conhecimento através de mensagens trazidas por intermédio de símbolos.

Sonhos: Eles podem traduzir desejos inconscientes, medos guardados na mais profunda mente, representam muitas vezes apenas o emaranhado de idéias e imagens que acumulamos em nossa vida, que ao serem exteriorizadas acabam por trazer a tona nossa personalidade marcante ou às vezes reprimida.  Nossos sonhos na verdade são mais do que simplesmente a exteriorização de arquivos registrados no inconsciente, eles podem ser na maioria das vezes um grande instrumento terapêutico, pois ao serem estudados e analisados, acabam por mostrar ao terapeuta facetas de seu consulente que ele conscientemente acaba por não ter.

Sugestão Telepática:  mensagem transmitida de uma pessoa para outra através da telepatia, levando o ser sugestionado a praticar uma atividade muitas vezes involuntária que foi impressionada em sua mente por um telepata.

Telecinese: fenômeno paranormal de movimentação de objetos à distância, apenas com o poder mental.

Telergia: Palavra que vem do grego (tele=longe, ergon=ação, trabalho), nome criado por Myers. Portanto telergia é a emanação de todas as correntes: elétricas, fluídicas, energéticas e magnéticas produzidas pelo ser humano.  Através da telergia produz-se: luz, fogo, vozes humanas, barulhos, movimentos de objetos, pedras, sons de música, etc. Vários fenômenos paranormais são produzidos através da telergia, esta força extraordinária que o homem tem em si. 

Termogênese: fenômeno paranormal de provocar mudanças de temperatura, calor ou frio.

Telemetria: é a percepção pelo contato de um objeto pertencente à pessoa que será investigada pelo paranormal.

Telepatia: conceito da palavra Telepatia é muito amplo: leitura da mente, transferência de idéias, leitura de pensamentos. Todos os termos citados têm o mesmo significado, “Telepatia é a capacidade de impressionar a mente de outro indivíduo com um pensamento ou idéias definidas”.

Tiptologia: São batidas, pancadas, toques que pessoas recebem sem explicação aparente. A palavra tiptologia vem do grego (tipto=bater, golpear e logos=estudo). Também são consideradas tiptologia arranhões que aparecem do nada, golpes rápidos, enfim, todos os tipos de toques físicos sem causa ou explicação.

Transe: estado alterado de consciência. Por obnubilação do consciente aflora o inconsciente, o estado de hipnose é um transe provocado, mas podem acontecer transes espontâneos, seja em rituais religiosos ou pela repetição de imagens, sons ou ritmos.

Transfiguração: através da ectoplasmia o paranormal cria um disfarce em seu ser físico, aparentando ser outra pessoa.

Xenoglossia: é o fenômeno de falar uma língua estrangeira sem nunca tê-la estudado ou ouvido antes.

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Newsletter

Receba as novidades por email se inscrevendo na nossa newsletter informando seu email abaixo.

Fale Conosco

Entre em contato conosco pelo telefone ou e-mail

  • Fone: (43) 3347-1710

Conecte-se Conosco

Estamos também nas redes sociais, siga-nos e entre em contato.