All videos

REGRESSÃO DE MEMÓRIA

    A  regressão de memória é uma técnica terapêutica de livre exercício, que utilizando de diversos tipos de recursos, induz o consulente a estados profundos de autoconsciência, trazendo à tona insights(lembranças) da infância, adolescência, juventude, fase adulta e até a vida intra-uterina. Também pode levar ao aflorar de recordações traumáticas, emoções conflitantes e reprimidas. Desperta a intuição e a sabedoria interior, orientando o cliente ao caminho das decisões corretas, bem como nas resoluções de seus problemas. Visa o bem estar do ser humano, levando-o a vencer barreiras que pareciam intransponíveis, como: traumas, complexos, bloqueios , fobias, cenas tristes, fatos marcantes, vividos no passado, que podem ser recentes ou de um tempo muito distante.

    A regressão de memória é dividida em duas categorias: regressão até o ventre materno(vida atual), ou regressão a vidas passadas. Independente de suas crenças religiosas, esta técnica tem por objetivo, não questionar dogmas religiosos, muito pelo contrário, ela quer apenas mostrar caminhos mais fáceis para que terapeutas, pesquisadores e estudantes dos temas holísticos, possam ajudar seus semelhantes a vencerem problemas enraizados em seus inconscientes.

 

Dúvidas Freqüentes Sobre Regressão

1)    A regressão de memória pode causar algum mal?

Toda técnica mal empregada pode acarretar em conseqüências desastrosas. A regressão é uma técnica maravilhosa, e se bem empregada por uma pessoa séria, responsável e com o devido conhecimento do tema, ela poderá trazer benefícios extraordinários.

2)A pessoa pode não retornar da regressão?

Isto é um mito. Nunca houve nenhum caso comprovado de alguém que tenha feito uma regressão de memória e não tenha voltado a idade atual. Todos os consulentes retornam tranquilamente e sentindo-se  muito melhores do que antes. Vamos inclusive agora sermos um pouco trágicos na nossa explicação. Imagine que o especialista sofra um colapso durante a regressão e desmaie. O consulente neste caso não ficará perdido no tempo, ele simplesmente dormirá e ao acordar horas depois, provavelmente levará um susto ao ver o terapeuta desmaiado ao seu lado.

3) Quando a regressão é indicada?

Indicamos uma regressão em casos de traumas, complexos, fobias, lembranças tristes, problemas físicos que a medicina não encontra solução(ver capítulo–Regressão A Vidas Passadas). Desarmonia.dificuldades: financeiras, amorosas, de relacionamento , também podem encontrar respostas em regressões, principalmente em vidas passadas.

4) Qualquer pessoa pode ser consulente em uma regressão?

Não. Crianças com idade inferior a sete anos e mulheres grávidas estão proibidas de fazerem regressão. As crianças até os sete anos têm seu inconsciente aflorado, portanto estão com sua  mente em formação. Já as grávidas, não podem ser consulentes nesta técnica, pois poderão transmitir ao feto, toda impressão negativa vivida por lembranças traumáticas de seu passado. Além delas, pessoas com problemas psiquiátricos graves não devem ser submetidas a esta técnica, seja pelo fato de estarem com algum tipo de crise nervosa ou podem estar sob o efeito de medicamentos controlados, o que irá interferir no resultado.

5) Quais profissionais podem praticar a técnica de Regressão de memória?

A regressão de memória é uma técnica de livre exercício, não havendo portanto nenhuma lei que a regulamente, ou proíba sua aplicação. O que deve haver é o bom senso por parte do praticante. Exige-se o mínimo de preparo para a prática de uma técnica tão séria e complexa como esta. Desta forma, antes de alguém sair por aí, dizendo-se um terapeuta especialista em regressão, torna-se necessário que esta pessoa seja um grande conhecedor do tema. Cabe à sociedade, fiscalizar estes profissionais, questionando se realmente estudaram para tal, ou onde se formaram. Assim iremos garantir o padrão profissional e ainda acabar com os falsos terapeutas e charlatães que denigrem a imagem dos verdadeiros e bons profissionais. Devemos observar que muitos médicos, psicólogos, psicopedagogos, parapsicólogos, psicanalistas, psiquiatras e terapeutas holísticos aderiram a esta técnica. Então, mesmo sendo de livre exercício, existem estes profissionais citados que garantem a credibilidade desta terapia.

6) Na regressão podemos fazer o consulente esquecer o passado?

Não, a finalidade da regressão não é apagar o passado da mente de uma pessoa, pois isto é impossível nesta técnica. O que se busca é fazê-la ver uma cena traumática com uma nova visão, ou seja, fazer com que a pessoa encare um momento triste sem que esta cena traga para ela tristeza. É garantir que aquilo que a atormenta, não a atormentará mais. Transformando uma cena ruim que traz sofrimento, em uma cena comum, sem choques emocionais. Portanto, a função de uma regressão é transformar e não fazer esquecer.


Fonte(Apostila: " Curso de Regressão de Memória-Rogelio Raquel, material registrado na Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Amparado pela lei do direito autoral).

Newsletter

Receba as novidades por email se inscrevendo na nossa newsletter informando seu email abaixo.

Fale Conosco

Entre em contato conosco pelo telefone ou e-mail

  • Fone: (43) 3347-1710

Conecte-se Conosco

Estamos também nas redes sociais, siga-nos e entre em contato.
Você está aqui: Home Instituto INPP na Mídia Social Vimeo